A Escola SENAI “Suzana Dias” está localizada no município de Santana de Parnaíba, região metropolitana da Grande São Paulo, atendendo também aos municípios de Cajamar e Pirapora do Bom Jesus por meio do comunicado CO-86/2009.

 

Em 14 de fevereiro de 2006 a Prefeitura do Município assinou um importante Convênio de Cooperação Técnica com o SENAI-SP, ficando responsável por conceder o direito legal de uso gratuito do imóvel de sua propriedade “Centro de Educação Profissional Suzana Dias” para a instalação de uma Escola SENAI, destinada à formação profissional de jovens e adultos por meio da oferta de cursos de aprendizagem industrial e técnicos e de qualificação profissional. O SENAI-SP responsabilizou-se pela instalação da escola, fornecendo equipamentos e materiais, assegurando seu perfeito funcionamento.

 

A Escola recebeu autorização para funcionar a partir de 01/07/2006 com o nome Escola SENAI “Santana de Parnaíba”, sob a direção do Professor Júlio Pereira Barbosa, de acordo com a resolução RE 22/06 assinada pelo Sr. Luiz Carlos de Souza Vieira,  Diretor Regional do SENAI-SP em agosto de 2006,

 

No 2º Semestre do mesmo ano houve a implantação do Curso Técnico em Manutenção Eletromecânica e Técnico em Eletroeletrônica.

 

Com o intuito de atender as necessidades de formação profissional da comunidade e das Empresas da região, a escola oferece também cursos e treinamentos de Formação Continuada em diferentes áreas.

 

Em fevereiro de 2007, o Professor José Jorge de Andrade assumiu a direção da Escola, conforme comunicado CO-10/07, também assinada pelo Diretor Regional do SENAI-SP, Sr. Luiz Carlos de Souza Vieira, em 31/01/2007.

 

Em 28/06/07 esta Escola teve seu nome alterado, por decisão do Conselho Regional, conforme Comunicado CO-20/07, assinado pelo Diretor Regional do SENAI-SP, Sr. Luiz Carlos de Souza Vieira. A Unidade passou a chamar Escola SENAI “Suzana Dias”, em homenagem à fundadora do município.

 

Foi inaugurada oficialmente pelo Presidente da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Dr. Paulo Skaf, no dia 27 de junho de 2008, com a participação dos funcionários e alunos da escola, além de empresários, representantes do SENAI, do CIESP - Centro das Insústria do Estado de São Paulo e do Poder Público.

 

Em julho de 2009, o Professor Julio Pereira Barbosa assumiu a direção da Unidade, conforme Comunicado CO-43/09, assinado pelo Diretor Regional do SENAI-SP, Sr. Walter Vicione Gonçalves, em 30/06/2009.

 

Para atender o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC, a Diretoria Técnica do SENAI-SP recomendou a adequação da denominação do Curso Técnico em Manutnção Eletromecânica. A partir de janeiro de 2010 a nomenclatura do curso foi alterada para Curso Técnico de Eletromecânica.

 

Com o objetivo de normalizar a oferta de cursos de Formação Inicial Continuada do SENAI-SP, a partir de 2010 os cursos foram organizados a partir de itinerários específicos padronizados pela Gerência de Educação do SENAI-SP.

 

A Escola implantou no 2º semestre de 2010 os Cursos de Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo, Mecânico de Usinagem e Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica.