Política da Qualidade e Meio Ambiente

 

Atendimento à legislação aplicável aos seus processos e serviços.

Manutenção de ambientes de trabalho adequados e seguros.

Preservação do meio ambiente, por meio da prevenção à poluição e do uso consciente de recursos.

 

 

Objetivos e Metas para Qualidade e Meio Ambiente - 2012 a 2015

 

I. Desempenho do Processo Educacional

Melhorar continuamente o desempenho do processo educacional, a partir da implantação de melhorias propostas em cada ano.

Meta corporativa:

Obter uma taxa de realização dos registros de melhorias superior a 80% em relação ao total previsto para o ano.

  

II. Atendimento à Legislação Aplicável

Direcionar esforços para atender a legislação aplicável aos processos de negócio, no âmbito Municipal, Estadual e Federal.

Meta corporativa:

Monitorar e atender a legislação aplicável aos processos de negócio.

 

III. Controle da Poluição e Destinação de Resíduos

Controlar o volume de resíduos gerados no SENAI-SP.

Metas corporativas:

Manter, controlar e promover melhorias nos programas:

Programa 1: Redução do volume e destinação correta dos resíduos perigosos gerados. 

Programa 2: Redução do consumo ou substituição de produtos com substâncias restritivas, por materiais alternativos, sempre que aplicável.

Programa 3: Coleta seletiva, reciclagem e destino adequado.

 

IV. Uso Consciente de Recursos Naturais

Otimizar ou reduzir o consumo de recursos naturais em níveis compatíveis aos processos da organização.

Meta corporativa:

Manter, controlar e promover melhorias nos programas para a redução do consumo de água, energia e papel.

 

V. Ambiente Adequado

Promover melhorias nos ambientes de trabalho com relação à adequação e segurança.

Meta corporativa:

Avaliar as condições dos ambientes de trabalho pelo menos uma vez por ano e implementar ações de melhoria sempre que aplicável.

 

VI. Saúde e Segurança no Trabalho

Direcionar esforços para reduzir o número de acidentes com afastamento.

Metas corporativas:

Obter uma taxa de realização superior a 80% em relação aos registros planejados no ano para tratamento de acidentes.

Obter uma taxa de realização superior a 80% em relação às ações planejadas no ano para atender ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA.

 

VII. Relacionamento com o Cliente

Melhorar a satisfação dos clientes em relação aos serviços ofertados.

Metas corporativas:

Manter o índice médio de satisfação do cliente superior a 90% em cada processo de negócio.

Obter uma taxa de realização igual ou superior a 98% em relação aos registros planejados no ano para tratar às reclamações de clientes.

 

VIII. Desenvolvimento de Recursos Humanos

Desenvolver Programas de Desenvolvimento de Pessoal.

Meta corporativa:

Realizar no mínimo 70% dos treinamentos previstos no Programa de Desenvolvimento de Pessoal – PDP.

 

Programas Permanentes de Conservação e de Redução no Uso dos Recursos Naturais da Escola

 

Redução do Consumo de Energia Elétrica

 

Apague as luzes; desligue os ventiladores; desligue o ar condicionado ao sair da sala; oficinas e laboratórios; desligue os computadores e as máquinas ao término das atividades.

 

Redução do Consumo de Água

 

Feche a torneira após o uso; dê a descarga somente o necessário.

 

Redução do Consumo de Papel

 

Reutilize o papel como rascunho; evite impressão desnecessária; use impressão frente e verso.

 

Redução do uso de Telefone

 

Fale somente o necessário