Responsabilidade Social é entendida pelo SENAI-SP como compromisso na construção de um desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentável, aliado à forma de condução de suas atividades ancorada em relações éticas e transparentes com seus diferentes públicos.

 

A Escola atua nas seguintes ações:

 

1) Estabelecer  parceria com órgãos públicos ou entidades sociais para a oferta conjunta de programas de educação profissional por meio do Programa Comunitário de Formação Profissional (PCFP):

 

a. Objetivo:

Desenvolver programas de formação profissional destinado a jovens, a partir de 14 anos completos e adultos.

 

b. Principais responsabilidades:

Entidades/Órgãos Públicos:

- Conveniadas disponibilizam ambientes de ensino e docentes. Selecionam os alunos e desenvolvem os treinamentos com a metodologia de ensino SENAI, sob supervisão de uma Escola SENAI/SP .

SENAI/SP:

- Celebra convênios, com renovação anual. Orienta o funcionamento técnico dos cursos, colabora na elaboração do leiaute, prepara pedagogicamente os docentes; fornece, quando dispuser,  matriz de material didático; supervisiona os programas e expede certificados.

 

2) Núcleo de Prevenção de Acidentes e Apoio à Defesa Civil ( NPAADC )

 

O Núcleo de Prevenção de Acidentes e Apoio à Defesa Civil tem por finalidade principal:

a) Orientar, sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de sua participação ativa na prevenção de acidentes e na segurança do trabalho;

b) Atuar para a preservação do meio ambiente e promover ações educativas relacionadas às diversas dimensões da qualidade ambiental;

c) Identificar os problemas, ameaças e vulnerabilidades da região em que a escola se localiza e atuar como apoio à Defesa Civil, em campanhas para prevenir e minimizar riscos e em ações de ajuda às vítimas de desastres.